MENU

PERGUNTAS FREQUENTES

Queis os riscos da anestesia?

Muitos são os mitos que envolvem a ideia que os pacientes têm sobre os riscos de complicações que da anestesia. A realidade é que complicações fatais em anestesia acontecem na ordem de um em cada 200 mil procedimentos. Ou seja, é possível que um anestesiologista atue durante décadas em sua profissão, realize cerca de 20 a 30 mil procedimentos e não presencie nenhuma complicação grave decorrente de anestesia.

Entrecomplicações relacionadas à anestesia, cerca de dois terços são respiratórias e estão associadas a problemas de ventilação e acesso às vias aéreas. O restante acontece principalmente nos sistemas cardiovascular e neurológico.

?O anestesista deve ter uma atenção especial quanto à manipulação e ao manuseio do sistema respiratório. Precisa verificar, no momento da consulta pré-operatória sobre, eventuais doenças crônicas do sistema respiratório, para calcular o risco de dificuldade respiratória durante a cirurgia?, explica dr. Oscar Cesar Pires, doutor em Anestesiologia, Mestre em Farmacologia, professor da Universidade de Taubaté, diretor de Defesa Profissional da SAESP e Diretor Cinetífico da Sociedade Brasileira de Anestesiologia - SBA

VOLTAR